O que é e como funciona?

 

  

O termo “Psicologia da Saúde” tem sido utilizado para nomear o conjunto de atividades exercidas por profissionais da área de psicologia no campo da saúde, na forma de ensino, assistência e pesquisa e que tem como função a reintegração da dimensão psicológica e social à prática das atividades em saúde, no sentido de contribuir para uma visão integral do ser e das relações e o exercício dessa atividade por uma determinada categoria profissional (De Marco, 2003).

A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença (APA, 2003). A Psicologia da Saúde busca compreender o papel de variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde, o desenvolvimento de doenças e comportamentos associados à doença (Miyazaki, Domingos e Caballo, 2001).

A atuação em Psicologia da Saúde pode ser direcionada para a promoção da saúde e prevenção da doença, trabalhando com os fatores psicológicos que fortalecem a saúde e que reduzem o risco de adoecer. Alguns psicólogos da saúde disponibilizam serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes em diferentes contextos e outros estão envolvidos em pesquisa, no ensino e formação.

Apesar da denominação Psicologia da Saúde ser a mais empregada atualmente, a denominação da área é ainda problemática e baseada em referenciais teóricos e discussão de como se denominar uma área que aplica os princípios de psicologia a problemas de saúde e doença: medicina psicossomática, medicina comportamental, psicologia da saúde, psicologia hospitalar.

A Psicologia Clínica compreende o comportamento no contexto da saúde e doença. Embora possa ser importante distinguir saúde mental e física, a psicologia da saúde focaliza principalmente os aspectos físicos da saúde e doença e os modelos empregados em saúde mental nem sempre são os mais indicados.

Medicina Comportamental é um campo interdisciplinar preocupado com o desenvolvimento e integração dos conhecimentos e técnicas das ciências comportamentais e biomédicas, relevantes para a compreensão da saúde e doença e a aplicação desse conhecimento e dessas técnicas para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

A Medicina Psicossomática foi o primeiro desafio ao modelo médico. Decorria da análise da relação doença física e mente feita por Freud e pela Psicanálise e sugere que as doenças são causadas por fatores psicológicos. Já a Psicologia Médica procura englobar a análise da interação médico-paciente e as condições biopsicossociais.

A Psicologia Hospitalar, termo muito popular no Brasil, refere-se a uma parte ou ao conjunto do mesmo tipo de atividade da Psicologia da Saúde, na medida em que fica restrito ao ambiente hospitalar. Alguns autores consideram tal denominação inadequada em função de tomar o lugar de atuação como referência para a denominação da área (Kerbauy,2002).