Terapia Cognitivo-Comportamental

 

O que é e Como Funciona

 A terapia cognitiva é considerada a psicoterapia mais eficaz para diversos tipos de transtornos, incluindo Depressões, Fobias, Transtorno de Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Dependência Química, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, dentre outros (American Psychological Association, 1998), sendo que, por ser um tratamento breve e focal, tem como uma de suas principais características o tempo de tratamento reduzido.

É originária das terapias comportamentais tradicionais, se diferenciando delas pela introdução do aspecto mediacional das cognições no comportamento humano. Tal movimento foi iniciado nas décadas de 60 e 70 por Aaron T. Beck, considerado o pai da Terapia Cognitivo Comportamenal (TCC). A abordagem é marcada pelo empirismo, tendo sido exaustivamente testada e pesquisada nos últimos 20 anos.

Dentro da TCC existem cerca de 20 abordagens diferentes nos modelos cognitivo e cognitivo-comportamental, dentre essas está  a Terapia Cognitiva de Beck, a terapia racional-emotiva de Albert Ellis, a terapia dos esquemas de Jefrey Young, etc. Todas as terapias cognitivo-comportamentais compartilham alguns pressupostos:

· A atividade cognitiva influencia o comportamento

· A atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada

· O  comportamento desejado pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva

A TCC foca sua atenção na identitificação e alteração de pensamentos conscientes e inconscientes com o objetivo de reestruturar a visão do indivíduo sobre certas questões, bem como modificar comportamentos que possam estar sendo mediados por pensamentos disfuncionais.

 

A quem se destina

A psicoterapia cognitivo-comportamental é aplicável a uma série de questões e problemáticas, sendo notadamente eficaz em transtornos como depressão, transtornos alimentares, stress e transtornos de ansiedade como, por exemplo, o transtorno obssessivo compulsivo (TOC) e fobias diversas. Além disso a abordagem pode ser utilizada para o autoconhecimento, bem como para aspectos mais pontuais, como preparação para concursos e orientação de carreira (coaching).

A psicoterapia cognitivo-comportamental é indicada para pessoas que facilmente se adaptem a participar do processo terapêutico ativamente, realizar tarefas de casa e, sobretudo, que tenham disposição para a mudança. Se você cumpre os requisitos mencionados, o tratamento psicoterápico em TCC poderá auxilia-lo  a se conhecer e a implementar mudanças na sua vida que melhorem o seu bem-estar e qualidade de vida.

 

Como o trabalho é estruturado

Os atendimentos em TCC podem ser realizados individualmente ou em grupo, de acordo com a demanda e o problema apresentado, podendo ser combinados com tratamentos farmacológicos. Em geral as sessões individuais têm 50 minutos de duração e se caracterizam pelo trabalho conjunto entre terapeuta e paciente, de forma diversa de outras abordagens, o terapeuta cognitivo-comportamental é bastante ativo durante a sessão, assim como o paciente. A TCC é marcada pelo foco no aqui e agora, pela atividade do terapeuta e do pacientes nas sessões e pela brevidade e objetividade do tratamento.